Governo entrega academia de alto rendimento para atletas capixabas e anuncia novos projetos para o esporte

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

Atletas capixabas ganharam novos incentivos para continuarem se dedicando ao esporte. Na manhã desta quinta-feira (31), o governador Paulo Hartung realizou a entrega da academia de alto rendimento do Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho. Na ocasião, também foi feita a transferência de parte da estrutura olímpica do vôlei de praia Rio 2016 para a quadra de areia do CT. O evento contou com a presença do secretário estadual de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, e dos campeões olímpicos do vôlei Alisson Cerutti e Bruno Schmidt.

Com um investimento de R$1.058.400,00, a nova academia vai atender aos atletas de alto rendimento do Estado. O espaço conta 57 equipamentos de musculação e cerca de 400 itens para prática de exercícios.

Além da academia, os atletas que treinam no Centro irão contar, a partir de agora, com o Projeto de Atenção à Saúde do Atleta, que engloba atendimentos de fisioterapia, enfermagem e ortopedia, por exemplo, por meio de uma parceria com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a Emescam.

O governador Paulo Hartung iniciou o discurso homenageando os presentes e também o vice-governador do Estado, que está afastado para se recuperar de uma cirurgia. “Quero pedir uma salva de palmas a vocês que vieram aqui hoje, em reconhecimento a todo o trabalho que realizam. E é comum o vice-governador representar o governador em algumas agendas. Hoje é o inverso. É o governador quem representa o vice-governador César Colnago”.

E continuou: “Quero dizer duas coisas: primeiro que nós acreditamos em vocês e no trabalho que fazem, tanto que as ações feitas hoje pelas secretarias de educação e de saúde são uma pequena prova disso; segundo que vocês fazem o trabalho que o Brasil precisa aprender, com essa rede forte de voluntariado que consegue criar, articular e manter. Viva o trabalho voluntário. Viva a Apae e a Pestalozi no Espírito Santo do Brasil”.

Antes de encerrar, fez mais um anúncio:

“Eu tenho uma novidade para vocês. A partir de amanhã quem passar em frente ao Palácio Anchieta vai ver que ele mudou de cor. Amanhã ele vai estar verdinho”, finalizou.

A fala faz menção ao Setembro Verde. O mês de setembro é o mês da Inclusão Social e também é o mês da doação de órgãos.

Durante a cerimônia, foi apresentada a estrutura do vôlei de praia utilizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que agora faz parte do CT. O equipamento é constituído por rede e mastros utilizados por diversos atletas de todo o mundo. Com estes novos equipamentos os medalhistas olímpicos Alisson Cerutti e Bruno Schmidt vão passar a utilizar o CT Jayme Navarro de Carvalho para realizar seus treinamentos.

Para o secretário Roberto Carneiro, as melhorias no CT garantem o desenvolvimento dos atletas do Espírito Santo. “O CT Jayme Navarro de Carvalho já possui equipamentos esportivos de ponta, mas aprimorar é fundamental. E é isso que estamos fazendo, com a inauguração da nova academia, totalmente estruturada para receber os atletas do Estado. Além disso, trazer para o Espírito Santo a estrutura do vôlei de praia da Rio 2016, é a reafirmação do legado olímpico para o Estado. Mais do que um equipamento em si, esta estrutura faz parte da história e da conquista de dois medalhistas olímpicos capixabas”, pontuou o secretário.

Ainda no evento, foi assinada a intensão de abertura de chamamento público para construção da Arena de Futebol 7 no Centro de Treinamento. A iniciativa visa incentivar a prática da modalidade, além do uso para os paratletas do futebol de 5.